A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão anunciou no último dia 29 que irá aderir a prova unificada de residência médica e multiprofissional. Segundo a Secretaria, o objetivo é ampliar a oportunidade dos candidatos maranhenses às vagas de residência disponíveis na rede estadual de saúde dos estados participantes, a partir de 2022.
O que é prova unificada de residência médica e multiprofissional
A prova unificada de residência médica e multiprofissional consiste em um único processo seletivo que é aceito por vários hospitais espalhados pelo país. Dessa forma o candidato paga uma única inscrição, realiza um único concurso e concorre em vários processos.
A prova unificada simplificou o processo seletivo desses hospitais e democratizou o acesso aos candidatos realizarem as provas em data única ao invés de realizar processos diferentes para diferentes hospitais e não precisando se deslocar nem pagar inscrição de vários processos.
O processo seletivo centralizado para residências médica e multiprofissionais teve sua primeira edição em 2020 e foram abertas 405 vagas em oito hospitais universitários federais e um hospital militar. As provas foram realizadas em todas as capitais e nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE).
Quantas vagas e quantas profissões fizeram parte do processo seletivo unificado de residência médica e multiprofissional em 2020
A Residência Multiprofissional unificada de 93 vagas, que incluem enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física.
Quais os hospitais aceitaram o processo da prova unificada de residência médica e multiprofissional em 2020
- Campo Grande (Humap-UFMS/Ebserh);
- Teresina (HU-UFPI/Ebserh);
- Salvador (Hupes-UFBA/Ebserh);
- Aracaju (HU-UFS/Ebserh);
- Lagarto (HUL-UFS/Ebserh);
- Manaus (HUGV-Ufam/Ebserh);
- Araguaína (HDT-UFT/Ebserh);
- São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh);
- Além do Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB).