Praticando Fisio

"Sua jornada na fisioterapia começa aqui"

Fisioterapia na Saúde do Idoso

Postado em fevereiro 28, 2019 por



Para se falar sobre a importância da Fisioterapia na Saúde do Idoso, vamos começar falando sobre alguns aspectos importantes desse assunto.

O envelhecimento é um processo biológico natural, reconhecido desde o momento do nascimento. É necessário considerar seus aspectos biológicos, sociais, intelectuais, entre outros.

Idade : Cronológica, Biológica, Psicológica, Social, Funcional.

Idade Cronológica: Diz respeito à escala numérica, em que cada indivíduo é classificado de acordo com a data de seu nascimento.

Idade Biológica: É a idade demonstrada pelo organismo, suas condições. Depende das influências exógenas (externas).

Idade Psicológica: É considerada a idade da maturação mental, sua capacidade de adaptação.

Idade Social: Refere-se à concepção de idade para cada sociedade, isto é, a consideração do jovem e do velho segundo os diferentes aspectos conceituais.

Idade Funcional: É a tentativa de relacionar as idades biológica, psicológica e social para indicar, com isso, a “verdadeira idade”.

Compreendendo o Envelhecimento: O envelhecimento é o resultado de consequências e alterações naturais inerentes aos seres humanos. As fases da vida ‒ nascimento, amadurecimento, envelhecimento e morte ‒ são reconhecidas e respeitadas pelos seres humanos. Desta forma, a qualidade e a forma como se vive em cada fase terá influência direta na condição e no resultado de cada um ao envelhecer.

Envelhecimento no Brasil: Segundo dados estatísticos apresentados pelo pelo IBGE (2000), estima-se que, em 2025, o Brasil terá a sexta maior população de idosos do mundo, com um perfil de indivíduos com mais de 80 anos.

Conhecendo as Diferenças entre Senescência e Senilidade:

Senescência, ou envelhecimento primário, é o envelhecimento fisiológico, universal e progressivo, que consiste no processo natural de envelhecimento, ou o conjunto de fenômenos associados a esse processo, sendo influenciado por múltiplos fatores, como educação, estilo de vida, estresse, alimentação e exercícios físicos. Senilidade é o envelhecimento secundário, considerado patológico, que acarreta danos à saúde, associados com o tempo, porém causados por doenças ou maus hábitos de vida. Capacidade Funcional do Idoso é o estado de bem-estar, de maneira saudável, com a plena habilidade física e mental atingida durante toda a trajetória de vida, de maneira independente e autônoma, possibilitando, com isso, a tomada de decisões por si só, sem a ajuda de outras pessoas.

Manifestações do Corpo – Tegumento comum: A pele sofre influência de vários fatores em seu envelhecimento, principalmente da exposição ao sol. É caracterizada por uma atrofia, aspecto seco, tonalidade ligeiramente amarelada, pouco elástica e com turgor diminuído. Há, também, o aparecimento de manchas por causa das alterações nos melanócitos e fragilidade capilar frequente. Surgem as rugas, caem as maçãs do rosto e acentuam-se as pregas. Surgem os cabelos brancos e a calvice. Há uma redução dos pelos do corpo. Nos órgãos dos sentidos, na visão há uma alteração na curvatura da córnea, em que se forma um halo senil em seu entorno, por causa do depósito de colesterol e sais de cálcio. Também merece atenção a possibilidade de desenvolver catarata. Já a acuidade auditiva fica comprometida a partir dos 70 anos por atrofia da cóclea, e o equilíbrio também é prejudicado quanto ao labirinto vestibular em virtude da redução do número de células ciliadas do utrículo, sáculo e canais semicirculares do ouvido. No sistema urinário, ocorre o enfraquecimento da musculatura vesical, por alteração das fibras colágenas e elásticas com a redução da capacidade de expansão e redução, acarretando, com isso, incontinência urinária de esforço, por exemplo, ao tossir e espirrar.

Comentários