Praticando Fisio

"Sua jornada na fisioterapia começa aqui"

“Telerreabilitação baseada em exercícios de vídeo vs. reabilitação convencional: Qual é a melhor opção para tratar dor lombar crônica?

Postado em maio 17, 2023 por



Este artigo publicado em 2022 por pesquisadores da Turquia discute a dor lombar crônica que é uma condição de saúde que afeta fisicamente e psicologicamente a população mundial.

A terapia com exercícios é um dos métodos preferidos para o tratamento conservador da DLC, e a telerreabilitação se tornou uma das opções mais utilizadas para gerenciar doenças crônicas, principalmente nos últimos anos.

Estudos recentes demonstraram a eficácia da telerreabilitação em tempo real no tratamento de patologias do sistema músculo-esquelético, mas há poucos estudos sobre sua efetividade para pacientes com DLC.

A equipe pesquisou o efeito do software de telerreabilitação baseado em vídeo na dor, função, qualidade de vida, expectativa, satisfação e motivação em indivíduos com DLC.

A telerreabilitação pode ajudar a melhorar os resultados do tratamento no acompanhamento de longo prazo de pacientes com DLC e precisa se tornar comum na prática clínica para melhorar os resultados do tratamento e reduzir os custos totais.

Estudo controlado randomizado, duplo-cego e de dois braços. O Departamento de Fisioterapia e Reabilitação do Hospital de Treinamento e Pesquisa da Universidade recrutou e selecionou os participantesde acordo com critérios de inclusão específicos.

Intervenções em estudo com 50 indivíduos com dor lombar crônica incluíram um grupo que recebeu telerreabilitação baseada em exercícios de vídeo e outro grupo que recebeu reabilitação convencional baseada em papel.

Ambos os grupos foram prescritos com exercícios de alongamento e fortalecimento para a região lombar e membros inferiores, além de exercícios de mobilidade da coluna. Os pacientes foram instruídos a realizar os exercícios uma vez ao dia durante 8 semanas, com possíveis modificações personalizadas.

Vale a pena destacar que o estudo foi conduzido de acordo com a declaração CONSORT e relataram o Protocolo Padrão: SPIRIT, garantindo a transparência e confiabilidade dos resultados obtidos.

Avaliação Pré Intervenção em Pacientes com Dor Lombar Crônica

Para avaliar o efeito de uma intervenção em pacientes com dor lombar crônica (DLC), o pesquisador assistente registrou as características físicas e clínicas dos pacientes, incluindo idade, altura, peso, índice de massa corporal, histórico de dor e expectativas.

Os pesquisadores realizaram testes para avaliar o desempenho e funcionalidade dos pacientes, incluindo o Timed up and go test (TUG) e o teste de sentar e levantar cinco vezes.

Para medir a intensidade da dor foi utilizado a escala analógica visual numérica (EVA), além disso, avaliaram o estado funcional por meio do Índice Funcional de Oswestry e a qualidade de vida pelo Short-Form 36 (SF-36).

Para avaliar o medo de movimento, os pesquisadores utilizaram a escala Escala TAMPA para Cinesiofobia. Eles coletaram esses dados no início do estudo e novamente após 8 semanas de intervenção para avaliar a eficácia do tratamento. Todos os testes têm alta confiabilidade em pacientes com Dor Lombar Crônica.

Resultados

O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da telereabilitação na redução da dor e no aumento da adesão aos exercícios domiciliares em pacientes com dor lombar crônica.

Os autores utilizaram ferramentas de avaliação de adesão ao exercício, expectativa e satisfação do paciente e usabilidade do sistema. O estudo incluiu 50 pacientes, divididos em grupo de telereabilitação e grupo de reabilitação convencional.

Os resultados mostraram que o grupo de telereabilitação apresentou melhora significativa na dor em repouso em comparação ao grupo convencional.

A adesão ao programa de exercícios domiciliares foi significativamente maior no grupo de telereabilitação quando comparado ao grupo de reabilitação convencional e o uso da plataforma de telereabilitação foi considerado altamente utilizável pelos pacientes, o que pode contribuir para a maior adesão ao tratamento nesse grupo.

Os dados analisados estatisticamente e não houve diferenças significativas entre os grupos em relação às características demográficas.

Referência: Özden, F., Sarı, Z., Karaman, Ö.N. e outros O efeito da telereabilitação baseada em exercícios de vídeo nos resultados clínicos, expectativa, satisfação e motivação em pacientes com dor lombar crônica. Ir J Med Sci 191 , 1229–1239 (2022). https://doi.org/10.1007/s11845-021-02727-8

Comentários